quarta-feira, 19 de agosto de 2009

auto-retrato. I


É como ver opostos a dançarem o fervor do enlouquecimento com o ideal da consciência. Sou complicada. Apanhei o cabelo num rabo-de-cavalo e com a minha espécie de franja fiz uma poupinha com ganchos no cimo da cabeça. Fica estranho, mas agora tenho usado muito. Adoro cores de cabelos. Por minha mais profunda vontade era loira. Gosto do dourado e o amarelo a guerrearem numa palavra tão parva como "loiro". Não é o nome que se dá aos papagaios nas anedotas? Mesmo assim gostava de ser loira. Há por aí muito cabelo castanho. Os latinos são assim. Não gosto de castanhos. É o usual e eu cá não sou dada a essas companhias. O castanho das outas pessoas não tem graça. O meu é giro. É da cor da madeira molhada. Não da lenha que metem na lareira. Aí já está demasiado escura. É pareçida à cor da madeira do tronco despido, mas molhada. Só porque lhe intensifica o tom e lhe dá brilho. E também porque sou muito complicada na definição de uma cor. Para mim, nada é simplesmente amarelo, azul, roxo ou vermelho, gosto dos variantes das cores, do salmão disfarçado, do roxo beringela e do preto chocolate, por exemplo. Cabelos pretos também são aceitáveis. Invejo o sensual da cor. O ruivo é o inesperado e a incógnita. Já viajei imenso e não me lembro de alguma vez ter visto alguém de cabelo cor-de-laranja natural! Vejo estupidamente bem. É uma particularidade de que me orgulho. Os meus oftalmologistas dizem sempre que vejo demasiado bem ao longe. Portanto sorri, a Mafalda está a ver-te. Gosto de falar como gente miúda. Com muitas paragens, sorrisinhos, fazer perguntas sem esperar pela resposta e mudar de assunto muitas vezes. Faço-o com pessoas intituladas de sérias. Não há nada mais fascinante que quebrar uns lábios serrados e um olhar de desprezo pela minha pessoa. Sou boa nisso. Muito boa. Acreditem ou não. Ser-se bom em algo é relativo. Eu cá não sou boa em muita coisa. Nem em gastar dinheiro, que é o mais fácil para a sociedade. Sou boa a escolher cósmeticos e livros. Livros para mim. Para os outros sou o desespero. Acabo a impingir uma montanha de papel e a pessoa não vai gostar nem de metade. As vezes sou chata. Tem graça ser-se melga. Eu adoro sê-lo propositadamente. Não gosto de selos, são feios. Sê-lo / selo, perceberam? Foi um trocadilho. Uma piada-à-mafalda como diriam os meus amigos. E ainda que os coleccionadores de selos não se riam por vingança mesquinha de eu não gostar, os outros podem rir-se se faz favor. Eu estou a ver, não se esqueçam. Já tenho idade para ter juízo, eu sei, mas como ultimamente me andam a dizer que não pareço ter a idade que tenho, olha aguentem-se com as consequências dos vossos actos.

4 comentários:

N R disse...

Eu não sei qual é a idade para se ter juízo nem me interessa muito, neste texto meteste-me a rir, e para isso só tiveste de usar a tua linguagem à gente miúda, acho que isso deve contar muito mais que dizer “coisas sérias" umas atrás das outras - nem tenho grande paciência para discussôes.
(Deves ter na razão quanto ao castanho pois o meu também é um pouco desse tom, só por isso é claro. :p)

Srtª Elis° disse...

olá garota...
vim aqui lhe pedir desculpas pelo ocorrido em publicar um texto seu e não citar a fonte do seu blog...
não fiz isso para merito meu e nem mesmo pra me sobreasar bem na net.. pois escrevo textos maravilhos.. tb...
eu peguei esse texto porque achei bem parecido com uma amiga minha .. mais mesmo assim e bem percebivel pois não tenho o habito de escrever sentimentalidades dessa maneira...
achei bonito mais imediatamente estarei excluindo ele de lá do meu blog ja que de uma maneira meio que boba vc não gostou ..

xero flor!

pequena amadora ^^ disse...

e fazes bem em seres como es.
nao tens qe mudar por ningm.
sentes.t feliz assim??
tao optimo.
qem nao gosta meta de lado xD

por isso:
"don't worry, be happy!" =D

Mara disse...

Desculpa a minha ausência.
Vou-me já pôr a par de tudo o que escreveste enquanto não vim aqui.
Estes auto-retratos agradam-me. Posso conhecer-te um pouco melhor. E agora estou a sorrir...porque tu me estás a ver =)


P.S. Deve ser interessante essas matérias que andas a explorar. Para grande desgosto meu este ano não vou ter psicologia, algo que eu gostava muito de estudar. Boa leitura;)