terça-feira, 1 de dezembro de 2009

filosofias.

Hoje aprendi muita coisa. Mas acima de tudo aprendi-me mais um pouco. É sempre um choque cair-nos a realidade na cara de um segundo para o outro. Vermos que nem sempre se pode exigir dos outros algo que nós mesmos não somos capazes de ter. Magoa, mas como se costuma dizer, a verdade doí. Foi como me ser apresentada a mim mesma, após todos estes anos de vida. Não me importa. Certo é que chorei, mas foi da pancada. No final das contas, tinha todos os motivos para ser dada. Não sou pessoa que transmita a ideia de segurança. De que amanhã ainda vou estar aqui. Também eu pensei que fosse, até o dia em que a prática enganou a teoria. Não tenho muitos limites, há situações pelas quais não os coloco mesmo, porque sei que sendo o fruto proibido o mais apetecido, inconscientemente faria de tudo para o ultrapassar. E mesmo que não fosse dessa forma, a vida é para ser vivida. Não faz mal a loucura se essa nos fizer bem. Não digo com isto que o sou, é só a minha maneira de pensar. Claro está que há sempre a barreira do admissível. Coisa que tenho para todos os outros - penso eu - e a minha ainda anda em construção. Ás vezes tinha a ilusão de que a maioria do mundo estava mal, hoje percebi que o mal sou eu. O problema está em mim, que sou peça que não encaixa em nenhum puzzle. Que não sirvo para relacionamentos longos, fortes, ninguém aguenta senão se sentir seguro nela. Aprendi ainda que é difícil conhecer-me. E ainda mais compreender-me. Que um coração preocupado ao falar de si, fala mais do que ouve do que de si mesmo. Ás vezes dizemos a coisa certa a falar de tudo menos ela. Aprendi também que, pelos vistos, nem toda a gente que ama perdoa. Quanto que para mim sempre foi precisamente o oposto, enquanto se amar perdoa-se os piores erros. Por gosto, por amor inesgotável. Mas penso que isso seja, aí está, um limite. Só em dia em que se passa a amar mais alguém do que a nós mesmos, se conseguirá perdoar. Porque pior que nós nos magoar-mos, é doer à pessoa de quem gostamos. Aprendi também que estou constantemente sob uma avaliação total, que cada palavra em falso é um motivo para um mundo poder cair. Mas a meu ver o que esteve verdadeiramente em pé, fica sempre mesmo que um dia o vento o abale. Pois no dia em que cair ribanceira abaixo por algo sem valor, será um atestado de como a base que mantinha tudo em pé talvez não tenha sido assim tão forte.

5 comentários:

N R disse...

Nestas filosofias acho que deixas poucos argumentos que possam ser discutidos, tal é a forma como inconscintemente me pareces tentar acreditar em algo. Estás longe de parecer uma peça que não se encaixe, è a minha opinião, mas as ondas que por estás a passar talvez te levem a pensar assim. Os puzzles têm muitas peças, há uns que são uns autêntico quebra cabeças, mas é tão bom quando os conseguimos montar, e os cuidados que se tem depois para os manter, a base que lhe metemos para os levar para onde queremos, ou simplesmente deixar onde ficam melhor. Mas também não se compram puzzles todos os dias, nem sempre dá, há o dinheiro que foi para uma bebida e depois já não dá, as imagens que não nos agradam assim tanto, há a paciência em fazê-los. Tenho pena de ter perdido o hábito de os fazer, mesmo que tenha sido mesmo muito poucos, lembro-me mesmo de ter gostado, talvez fossem sentimentos de criança, mas acho que essas construções têm algo de puro que é bom manter, e sempre acreditar. Acredito que um dia irás criar um teu, peça a peça, com cuidados, uma imagem incrível, talvez uma foto tirada por ti, e ajudada a construir com outra mão ao lado. Talvez não gostes do tempo que demora, dos poucos riscos que acarreta, mas a tua imaginação poder permiter-te outras abordagens nesse campo. Força.

Gostei muito desta parte, e também acredito a 100% nela: "Quanto que para mim sempre foi precisamente o oposto, enquanto se amar perdoa-se os piores erros. Por gosto, por amor inesgotável. Mas penso que isso seja, aí está, um limite. Só em dia em que se passa a amar mais alguém do que a nós mesmos, se conseguirá perdoar. Porque pior que nós nos magoar-mos, é doer à pessoa de quem gostamos."

Anónimo disse...

"Quanto que para mim sempre foi precisamente o oposto, enquanto se amar perdoa-se os piores erros. Por gosto, por amor inesgotável. Mas penso que isso seja, aí está, um limite. Só em dia em que se passa a amar mais alguém do que a nós mesmos, se conseguirá perdoar. Porque pior que nós nos magoar-mos, é doer à pessoa de quem gostamos."

Com isto, talvez se perceba metade da minha vida.

Beijo, Diana

Maria Ana Castello-Branco disse...

Faço de todas as tuas palavras as minhas. Mas mesmo. Alias, se nao te importasses eu gostaria de postar algumas das tuas palavras no meu blog. Com a devia referencia a tua autoria esta claro. Achas que te importas? Se te importares nao tem qqr problema. A parte q eu qeria por seria esta: "Ás vezes tinha a ilusão de que a maioria do mundo estava mal, hoje percebi que o mal sou eu. O problema está em mim, que sou peça que não encaixa em nenhum puzzle. Que não sirvo para relacionamentos longos, fortes, ninguém aguenta senão se sentir seguro nela. Aprendi ainda que é difícil conhecer-me. E ainda mais compreender-me. Que um coração preocupado ao falar de si, fala mais do que ouve do que de si mesmo. Ás vezes dizemos a coisa certa a falar de tudo menos ela. Aprendi também que, pelos vistos, nem toda a gente que ama perdoa. Quanto que para mim sempre foi precisamente o oposto, enquanto se amar perdoa-se os piores erros. Por gosto, por amor inesgotável. Mas penso que isso seja, aí está, um limite. Só em dia em que se passa a amar mais alguém do que a nós mesmos, se conseguirá perdoar. Porque pior que nós nos magoar-mos, é doer à pessoa de quem gostamos. Aprendi também que estou constantemente sob uma avaliação total, que cada palavra em falso é um motivo para um mundo poder cair. Mas a meu ver o que esteve verdadeiramente em pé, fica sempre mesmo que um dia o vento o abale. Pois no dia em que cair ribanceira abaixo por algo sem valor, será um atestado de como a base que mantinha tudo em pé talvez não tenha sido assim tão forte." Beijinhos e Força

Daniela disse...

Estamos sempre a aprender.. Não é?

Beijinho e abraço :)

maria gabriella disse...

A cada dia que passa, descubrimos sempre um pouco mais sobre nós :)
Beijinhos**