quarta-feira, 4 de março de 2009

épocas.

Cena 10
2º acto: "Monologo de Amélia"
Amélia entra no salão vazio...
Amélia - Foram algumas as noites passadas em claro a pensar sobre tudo isto. Mas porventura as minhas conclusões foram achadas. os tempos de hoje são beneficentes ás mulheres. Porque se formos consoante o proverbio de que "o fruto proibido é o mais apetecido", e se o que move realmente os homens é o desejo carnal e o presente espera o corpo duma mulher tapado... logo nos levará somente ao aumento da curiosidade de descoberta, á sede de satisfazer tais pensamentos levianos. (pausa) Então, se os nossos apelos carnais estão cobertos pelas vestimentas que a sociedade actual exige, o critério que nos avalia é a beleza do rosto, não é assim? É toda a estrutura, contornos, delineações e texturas das faces brancas que Deus nos abençoou de tão bonitas serem. Ou será que minto? (pausa curta) Não, não me parece. Tendo em conta que todas nós somos arrojadas e nos aperaltamos para tal. A mulher é bonita sim. E é isso que nos dá marido e por sequência o apetite pela nossa carne feminina. E não as suas dimensões salientes ou exactamente o contrario. (pausa) O que me faz crer que quanto mais novas formos mais pretendentes a um pedaço de pele descoberto teremos. Ou não é a deliciosa realidade de que a juventude nos dá a luz ao rosto e todo o esplendoroso deslumbre? Ao contrario do passar da idade em que a pele é amaldiçoada pelas rugas velhas e um desgaste inevitável...

Amélia olha-se de alto abaixo no espelho, sorri e sai.
Fim de cena

3 comentários:

Tani disse...

"Ou não é a deliciosa realidade de que a juventude nos dá a luz ao rosto e todo o esplendoroso deslumbre?" É, de facto :)

(Gostei muito do post, gostava de "representa-lo", um dia qual Amélia. :P) O que me fez lembrar "Enjoy the beauty and power of your youth. Or nevrmind, you will not understand the beauty and power of your youth until late faded."

maria miguel disse...

numa pequena parte de uma representação está uma vida inteira.

gostei Mafalda. *

Unknown disse...

muito bonita este trecho,deve ser uma peça bem interessante;)

beijoca