quarta-feira, 1 de abril de 2009

sou assim, e assim sou.

Lembro-me de uma vez, à uns anos, um amigo ter dito em termos de gozo a outro, à minha frente que a Mafalda é sempre a primeira a chorar, mas também a primeira a acabar. Na altura interpretei de todas as mil e uma formas possíveis negativas, olhei-o com desdém e certa desilusão repugnadora, tanto que, passados uns quase quatro anos desde esse dia, nunca mais me esqueci daquela frase de intenções tão ofensivas. Ontem decidi - decidi como quem decide algo que nos vem a cabeça sem pedir permissão de entrada - pensar sobre essa exacta frase e nas mil e uma interpretações más que me ocorreram aos anos atrás. E, enganei-me. É de facto uma realidade, se formos consoante o pensamento certo e não pelo seguimento básico de que a dita observação carregava a intenção de exprimir que rapidamente me meto deslavada em lágrimas, mas rapidamente meto fim à acção - o que leva ao subentendimento de serem então tais lágrimas as de "crocodilo" - e muitas vezes preferia que fossem, se são fingidas não furam tanto o órgão bombeador de sangue...
A descarga emocional é reflectida em mim dessa forma? sim. Por vezes fracas outras reais prantos alusivos dos dramas da época teatral grega. Ás vezes por pequenas e outras por grandes coisas. Provocadas maioritariamente pela sub-carga de conteúdo. Numa visão alegórica, use-mos a acção como processo continuo a (in)determinadas situações - reticências. A verdade é que por vezes certas reticências me embatem bem forte, e embora os processos longos que tantas vezes atingem, porventura virá algo bom ou mau, consoante a situação, que embaterá mais fundo. E aí morre. É feito o meu intimo funeral da dor e todos os sentimentos extra que o processo ganhou no seu decorrer, e passa praticamente. E aí sim admitirei a inicial frase como verdadeira, esquecendo apenas a rapidez. Porque essa continua a ser aliada da aura negra do incomodo desconforto da ausência de normalidade; numa vida.

2 comentários:

Marianinha disse...

Aqui há uns anos, um amigo (dos melhores) disse "A Mariana é sempre a primeira a começar a chorar" e ainda hoje o diz, e realmente é verdade. Na altura, chorei muito é certo, mas hoje já não. As lágrimas lavam a alma e isso só faz bem. Pobres daqueles que não choram, trazem a alma gasta!
um beijinho :)

Unknown disse...

Ó rapariga vieste muito negativa....de lágrimas e teus antepassados mais obscuros :)
Lembro-me quando eras pequena diziamos que eras boa para as novelas mexicanas...tudo o que te faziam ou diziam...se te doesse começavas logo em pranto, comlágrimas bem gordas heheheheehe

beijinhos meu doce